Psicólogos Bela Vista

/psicologosbelavista
11 94573-5121

Posts do Blog

Ansiedade

Ansiedade é uma palavra corriqueiramente usada, que se refere a um sentimento que é experimentado por nós diariamente por vivermos em uma sociedade que projeta sempre um sentimento de falta, ou mesmo por questões mais individuais e singulares.

É um sentimento que nos move, que nos propõe realizar e a suprir necessidades, a sair do comodismo, da estagnação. Mas o excesso dela nos paralisa.

Nunca antes na história da humanidade se viu um acúmulo de atividades como neste tempo, e esse cenário é um campo fértil para a ansiedade, por acreditarmos que precisamos de coisas que de fato não precisamos.

A ansiedade é um sentimento opressivo, perturbador, que promove uma mente acelerada, culpada, extremamente ocupada, que nos rouba de viver momentos prazeroso e relaxantes. Não permite que vivamos o tempo "agora", nos impede de nos satisfazermos no "agora"; nos sentimos asfixiados!

E a manutenção desta condição, inevitavelmente resultará no adoecimento. E são muitas formas de adoecimento advindo da ansiedade, como por exemplo:

- Dores de cabeça,
- Dores no estômago
- Insônia
- Alteração da Pressão Arterial
- Abuso de substâncias psicoativas (álcool, tabaco, entre outras drogas)

Mas o que fazer diante disso?

Precisamos parar, romper com rotina frenética, nos desligar. Talvez terá que redescobrir atividades prazerosas, relaxantes, mas podemos sugerir algumas:

- Caminhada

- Meditação

- Estar com pessoas queridas

- Ouvir uma boa música, ver um bom filme

Perceba que são coisas simples, que não necessariamente custa dinheiro, mas custa organização. Separar um dia, um período para que isso aconteça. Esteja com você, com aquilo e com quem favoreça um momento de calmaria. Inclua isso em sua rotina.

Precisamos aprender a viver o dia de hoje, pois o dia de hoje é o que de fato temos, sobre o dia de hoje resultará parte do nosso amanhã.
Quando procurar ajuda?

Além dessas pequenas dicas, existe um momento em que torna-se necessário ampliar os recurso, quando a ansiedade evolui para um transtorno de ansiedade generaliza, em que é oportuna a intervenção de um especialista.

Hoje temos diversas ações para o tratamento, a psicoterapia é um dos mais eficazes como apontam estudos, e em alguns caso o suporte medicamentoso também é importante.

Mas veja, viver assim não é necessário, tem jeito! Existe oportunidade para mudança. Uma vida mais leve, é de fato, urgente.

Por: Leandro Sola | 01/04/2016

Curta nossa FanPage

WhatsAPP
Ligue Agora
Quanto Custa
Marque uma Consulta
Como Chegar
Profissionais