Psicólogos Bela Vista

/psicologosbelavista
11 99753-8248

Posts do Blog

Procrastinação

Na procrastinação, observamos que existe sempre um conflito entre duas forças: uma que busca gratificação instantânea, e que está a serviço do que Freud chamou de princípio do prazer; e outra que busca a realização das coisas menos gratificantes, porém necessárias, e que está a serviço do que Freud chamou de princípio da realidade.

Acontece que para algumas pessoas, a força que busca gratificação instantânea é sempre mais forte, e com isso as tarefas menos gratificantes, ou que exigem algum esforço físico ou intelectual, são sempre adiadas. Nas ocasiões em que existe um prazo limite para que a tarefa seja feita, o procrastinador quase sempre deixa para a última hora e às vezes até consegue executar, claro que depois de um esforço concentrado e desesperado que surge nos últimos momentos antes do prazo acabar.

Para muitos, isso se torna um estilo de vida - agem assim com tudo o que precisam fazer e consequentemente sofrem bastante. Sofrem, pois quando estão procrastinando nunca ficam totalmente em paz com o que estão fazendo, porque sabem das tarefas pendentes e não conseguem usufruir livremente de nenhuma outra atividade, mesmo que seja prazerosa. O sentimento relatado por muitos é o de culpa, que se apresenta como uma sensação constante de endividamento. A culpa e a sensação de endividamento quase nunca são suficientes para que o indivíduo tenha iniciativa e comece a tarefa necessária. Parece que a força mobilizadora vem do desespero e do medo. Desespero que surge ao verem que estão muito próximos do prazo limite e que têm muito pouco tempo para fazer o que precisam, e medo das consequências que podem ter ao não executar a tarefa.

Pode ser que esse modo de lidar com os compromissos funcione para alguns, principalmente quando existe o prazo limite e consequências negativas caso a tarefa não seja feita. O problema desse estilo de vida é que para muitas coisas na vida não existe prazo, e muitos dos procrastinadores ficam estagnados sem conseguir construir coisas de médio e longo prazo e que exigem esforço e disciplina.
 
Tem alguma dúvida que te aflige?
Envie para nós por mensagem inbox ou por WhatsApp

Por: Psicólogos Bela Vista | 07/11/2018

Curta nossa FanPage

Ligue Agora
Quanto Custa
Marque uma Consulta
Como Chegar
Profissionais