Psicólogos Bela Vista

/psicologosbelavista
11 99753-8248

Posts do Blog

Você conhece alguém invejoso?

A inveja é uma sentimento inerente ao ser humano, todos nós em algum momento da vida sentimos inveja de algo ou alguém, em maior ou menor intensidade, é um sentimento comum e corriqueiro. 

Mas por que ela ocorre? 

A inveja acontece quando vemos um dos nossos pares ter aquilo que gostaríamos de ter, ou ser  o que gostaríamos de ser.  Quando referencio "um dos nossos pares", é porque é muito mais comum sentir inveja de alguém “próximo”,  do que de alguém “distante”, Ex: Muito difícil eu sentir inveja de um matemático pela sua genialidade com os números, porque meu interesse por este assunto é pequeno, não é algo que almejo, não está “próximo” do meu desejo, mas se for um profissional de psicologia genial, aí sim essa genialidade pode  despertar em mim o sentimento de inveja, pois estamos “próximos” pela profissão.  O que será que ele tem que o torna tão bom que eu não tenho ou não consigo ter? 

Sentir inveja é um Problema? 

Sentir inveja não é necessariamente um problema, mas sim o que fazemos deste sentimento e o que ela pode relevar sobre nós.  A inveja faz com que vejamos as pessoas pelo andar de baixo e pode se tornar um sentimento autodestrutivo quando alimenta crenças negativas que temos sobre nós mesmos, sentimentos de incapacidade, autodesvalorização, inadequação e etc.

E é esse o principal ponto, porque em muitos casos acreditamos nestes sentimentos como sendo “verdades”, cronificamos a inveja dentro de nós, e nos tornamos pessoas literalmente invejosas, que se auto desvalorizam, nos apequenamos em nossa condição de ser humano.

 O invejoso sofre 

O invejoso é uma pessoa destrutiva - por não acreditar em sua própria capacidade e para não se sentir inferiorizado, ele prefere desconstruir o sucesso de seu próximo, em uma tentativa de diminuir o outro, e assim o faz a todo momento procurando defeitos, criticando e julgando as ações de seu próximo.

Uma pessoa invejosa terá dificuldades de construir laços de amizades sinceras e profundas, afinal, ninguém quer ter uma pessoa invejosa por perto. O invejoso sofre com seu fracasso o que só retroalimenta os pensamentos negativos que possui sobre si mesmo.

A psicoterapia é um recurso importante para ajudar aqueles que acabam sofrendo com a inveja e não percebem o quão forte este sentimento é sobre suas ações. 

 

Por: Homero Y. Tamanaha - Psicólogo

Por: Homero Yukiti Tamanaha | 28/09/2016

Últimos Artigos

Curta nossa FanPage

Ligue Agora
Quanto Custa
Marque uma Consulta
Como Chegar
Profissionais